Publicações

RERCURSOS AUDIOVISUAIS

DREHMER-MARQUES, K. C.; COSTA, C. ; LUZ, J. M. O. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; KRAETZIG, S. M. M.  Toda cidade ensina : o que o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/UFSM tem a ensinar sobre especiação e extinção?. 01. ed. Santa Maria: UFSM PRE, 2022. v. 3. 27p. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; COSTA, CAMILO ; LUZ, J. M. O. ; TOLENTINO-NETO, LUIZ CALDEIRA BRANT DE ; KRAETZIG, S. M. M. . Toda Cidade Ensina: o que o Mantenedouro de Fauna São Braz tem a ensinar sobre extinções causadas por ações humanas e seus efeitos?. 01. ed. Santa Maria: UFSM PRE, 2022. v. 3. 24p. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; COSTA, C. ; LUZ, J. M. O. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; KRAETZIG, S. M. M. . Toda Cidade Ensina: O que o Jardim Botânico da UFSM tem a ensinar sobre nutrição vegetal e adaptações das plantas?. 01. ed. Santa Maria: UFSM PRE, 2022. v. 3. 28p . Link /Instagram / TikTok

 

LIVROS

DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO; Marques, José Francisco Zavaglia (Org.) ; RODRIGUES-MOURA, Sebastião (Org.) . Iniciação científica em ciências da natureza na educação básica: abordagens, teorias e práticas. 01. ed. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021. 427p . Link

BRANCHER, Vantoir Roberto (Org.) ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO (Org.) ; NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazan (Org.) . Práticas e metodologias no ensino de ciências. 01. ed. Santo Ângelo: Editora Metrics, 2021. v. 1. 275p. Link

BRANCHER, Vantoir Roberto (Org.) ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO (Org.) ; NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana (Org.) . Formação de professores no ensino de ciências. 01. ed. Santo Ângelo: Editora Metrics, 2021. v. 1. 383p. Link

ENCARNACAO, R. O. (Org.) ; DREHMER-MARQUES, K. C. (Org.) ; MARQUES, J. F. Z. (Org.) ; MULLER, L. (Org.) . Relatos de práticas pedagógicas no contexto da pandemia. 1. ed. Santa Maria: Arco Editores, 2021. v. 1. 203p. Link

MARQUES, KEICIANE CANABARRO DREHMER; Marques, José Francisco Zavaglia (Org.) . Os desafios, experiências e possibilidades de metodologias diferenciadas para o ensino (Vol. 1). 01. ed. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019. v. 02. 307p. Link

MARQUES, KEICIANE CANABARRO DREHMER; Marques, José Francisco Zavaglia (Org.) . Os desafios, experiências e possibilidades de metodologias diferenciadas para o ensino (Vol. 2). 01. ed. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019. v. 02. 203p. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; SANTOS, L. S. ; TOLENTINO NETO, L. C. B. . Formação continuada para professores de biologia : avanços e desafios de um curso EAD /. 201. ed. Santa Maria: PRE / Editora da UFSM,, 2017. 84p Link

 

CAPÍTULOS DE LIVROS

WEISS, V. M. C. ; MORAES, I. A. ; LIMA, B. H. G. F. BRICK, E. M. ; NASCIMENTO, L. A. ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO . Resgate de hábitos alimentares tradicionais relacionados à pesca e à produção de farinha: uma prática de educação do campo na capital de Santa Catarina. In: Fernando José Martins; Janete Ritter. (Org.). Anais IV seminário internacional de educação do campo, das águas e das florestas, II seminário por uma educação do campo da região sul: desvendar, lutar e transformar!. 1ed.Cascavel: Unioeste, 2023, v. 1, p. 765-769. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; LUNARDI, L. . ESPETÁCULO ?IMPROVÁVEL?: REVISANDO CONCEITOS A PARTIR DO TEATRO DO IMPROVISO. In: Carlos Alberto Soares dos Santos Filho; Débora Kélli Freitas de Melo; Eliane Gonçalves dos Santos; Morgana Welke; Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). Ciências na escola: caderno de práticas e experiências inovadoras. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2022, v. 3, p. 1-275. Link

SANTOS, L. S. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA INTERAÇÃO COM O TIKTOK PARA A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS. In: Carlos Alberto Soares dos Santos Filho; Débora Kélli Freitas de Melo; Eliane Gonçalves dos Santos; Morgana Welke; Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). Ciências na escola: caderno de práticas e experiências inovadoras. 01ed.Santo Ângelo: Metrics, 2022, v. 3, p. 1-275. Link

COSTA, CAMILO ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; FANFA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Uma ideia na cabeça e um celular na mão: a divulgação científica como aliada no processo de ensino aprendizagem de jovens. In: Carlos Alberto Soares dos Santos Filho; Débora Kélli Freitas de Melo; Eliane Gonçalves dos Santos; Morgana Welke; Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). Ciências na escola: caderno de práticas e experiências inovadoras. 01ed.Santo Ângelo: Metrics, 2022, v. 3, p. 271-275. Link

SANTOS, K. M. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; LIMA, T. R. J. ; SOUZA, R. V. ; SOUZA, M. M. A. . Adolescência e suas transformações: implementação de uma sequência didática interdisciplinar e inclusiva. In: Gisele Soares Lemos Shaw. (Org.). Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2022, v. 1, p. 1-204. Link

MARQUES, J. F. Z. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; FIGUEIRA, A. C. M. . FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Erica do Espirito Santo Hermel ;Jéssica Hensing Nilles; Judite Scherer Wenzel ; Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). Ciências na escola referências, pesquisas e práticas de formação de professores e ensino de ciências. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2022, v. 4, p. 259-266. Link

SANTOS, K. M. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; JESUS, E. S. ; SOUZA, R. V. ; SHAW, G. S. L. . ESTUDO DE CASO DE ANA, UMA ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA. In: Gisele Soares Lemos Shaw; Josilene Gordiano Lima Tomaz Pereira.. (Org.). Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas v.2. 2ed.Santo Ângelo: Metrics, 2022, v. 2, p. 115-131. Link

Marques, José Francisco Zavaglia ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO . Iniciação científica na educação básica: relato reflexivo frente ao (des)amparo docente. In: Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; José Francisco Zavaglia Marques; Sebastião Rodrigues-Moura. (Org.). Iniciação científica em ciências da natureza na educação básica: abordagens, teorias e práticas. 01ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021, v. , p. 185-206. Link

LACERDA, Joanderson de Santana ; SOUZA JÚNIOR, Carlos José de ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO . Hortcan: um biorrepelente e larvicida desenvolvido por estudantes do 1ª ano da escola de referência em Ensino Médio de Ipojuca (PE). Iniciação científica em ciências da natureza na educação básica: abordagens, teorias e práticas. 01ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021, v. , p. 73-93. Link

MACHADO, Bruno Kayser da Silva ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO . A voz de um estudante sobre iniciação científica no ensino médio: possibilidades e perspectivas. Iniciação científica em ciências da natureza na educação básica: abordagens, teorias e práticas. 01ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021, v. , p. 283-298. Link

RODRIGUES-MOURA, S. ; MARQUES, J. F. Z. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . Proposta interdisciplinar e contextualizada em Ciências da Natureza: um olhar para a aprendizagem de radioatividade. In: Daiane Kist ;Eduarda da Silva Lopes; Roque Ismael da Costa Güllich; Rosangela Inês Matos Uhmann. (Org.). CIÊNCIAS NA ESCOLA CADERNO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS. 02ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021, v.2 , p. 235-241. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; COSTA, C. ; LUZ, J. M. O. . TODA PLANTA É VERDE COMO NOS LIVROS? ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS E AS VARIAÇÕES DOS VEGETAIS. In: Daiane Kist ;Eduarda da Silva Lopes; Roque Ismael da Costa Güllich; Rosangela Inês Matos Uhmann. (Org.). CIÊNCIAS NA ESCOLA CADERNO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS. 02ed.: , 2021, v. 2 , p. 267-272. Link

MARQUES, J. F. Z. ; SILVA, C. G. L. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . O ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIANDO E PROMOVENDO OS CONHECIMENTOS SOBRE SANEAMENTO BÁSICO COM GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS. In: Daiane Kist ;Eduarda da Silva Lopes; Roque Ismael da Costa Güllich; Rosangela Inês Matos Uhmann. (Org.). CIÊNCIAS NA ESCOLA CADERNO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS. 02ed.: , 2021, v. 2 , p. 173-178. Link

DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Formação continuada de professores por meio da educação a distância: percepções diante da realidade docente. In: Vantoir Roberto Brancher; Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. (Org.). Formação de professores no ensino de ciências. 01ed. Santo Ângelo: Editora Metrics, 2021, v. , p. 57-78. Link

ENCARNACAO, R. O. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; DUTRA, R. R. ; MARQUES, J. F. Z. ; MULLER, L. . COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS DO PROJETO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Rosiele Oliveira da Encarnação; Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; José Francisco Zavaglia Marques ; Liziany Müller. (Org.). Relatos de práticas pedagógicas no contexto da pandemia. 1ed.SANTA MARIA: Arco Editores, 2021, v. 1, p. 13-30. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; BRITES, B. R. ; LUNARDI, L. ; KLEIN, S. G. ; MARQUES, J. F. Z. ; PEREIRA, D. N. . CICLOS FORMATIVOS DE PROFESSORES ONLINE: PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO. In: Pró-Reitoria de extensão UFSM. (Org.). Anais do 39. SEURS. 01ed.Santa Maria: Santa Maria, RS : UFSM, IFFAR, 2021, v. 1, p. 1188-1192. Link

PEREIRA, D. N. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AGROTÓXICOS: UMA TEMÁTICA NECESSÁRIA PARA A EDUCAÇÃO. In: Jenerton Arlan Schütz; Leandro Mayer. (Org.). Entremeios da educação contemporânea. 01ed.Cruz Alta: Ilustração, 2020, v. , p. 143-157. Link

BRITES, B. R. ; FROHLICH, A. C. ; NEVES, A. L. K. ; STEFANELLO, A. P. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . USO DO KAHOOT! EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2020, v. 01, p. 1115-1127. Link

ACHTERBERG, G. B. ; REZENDE, E. B. T. ; SENNA, V. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), INTERDISCIPLINARIDADE E DOCÊNCIA. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2020, v. 01, p. 1526-1537. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; MARQUES, J. F. Z. . Implementação de uma Sequência Didática com a temática solo e mineração no Ensino de Química. In: Keiciane Canabarro Drehmer Marques; José Francisco Zavaglia Marques. (Org.). Os desafios, experiências e possibilidades de metodologias diferenciadas para o ensino. 01ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019, v. 01, p. 19-37. Link

MARQUES, J. F. Z. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . As questões ambientais no Ensino de Química o uso de infográficos na temática de mineração. In: Janaína Balk Brandão; Gabriella Eldereti Machado. (Org.). Experiências de educação ambiental no contexto dos ensinos formal, não formal e superior. 01ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019, v. 01, p. 55-75. Link

KEMMERICH, M. ; FRIGGI, D. ; OLIVEIRA, R. ; ROSA, L. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . USO DE JOGO DIDÁTICO BASEADO EM CIÊNCIA FORENSE, ALIANDO CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA PARA UM ENSINO DINÂMICO E INTEGRADOR. In: Aline Machado Dorneles; Edi Morales Pinheiro Junior; Maria do Carmo Galiazzi.. (Org.). 37°Encontro de Debates sobre o Ensino de Química : EDEQ ? 37 anos: rodas de formação de professores na Educação Química. 01ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2018, v. 01, p. 1272-1277. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; PERSICH, G. D. O. . INTEGRAÇÕES ENTRE CIÊNCIAS DA NATUREZA E DISCIPLINAS TÉCNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. In: Sandra Nazaré Dias Bastos; Sílvia Nogueira Chaves; Lêda Valéria Alves da Silva.. (Org.). VII Encontro Nacional de Biologia / I Encontro Regional de Ensino de Biologia. 01ed.Belém: IEMCI, 2018, v. 01, p. 5406-5415. Link

PERSICH, G. D. O. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; SCHEID, N. M. J. . ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: APROXIMAÇÕES COM AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. In: Sandra Nazaré Dias Bastos; Sílvia Nogueira Chaves; Lêda Valéria Alves da Silva. (Org.). VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia / I Encontro Regional de Ensino de Biologia. 01ed.Belém: IEMCI, 2018, v. 01, p. 5519-5525. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.. CÉLULAS COMESTÍVEIS: UMA MANEIRA SABOROSA DE APRENDER. In: Maria do Rocio Fontoura Teixeira; Edson Lindner ; Caroline Martello ; Isadora Oliveira Turcatel ;. Joice Abramowicz ;. Juliana Carvalho Pereira ;. Ketlen Stueber ; Rodrigo Couto Corrêa da Silva. (Org.). Anais do II Encontro Regional de Ensino de Ciências. 01ed.Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018, v. 1, p. 75-75. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; PERSICH, G. D. O. . SHOW DA LUNA: UM DESENHO ANIMADO COM POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: Ana Paula Santos de Lima; Jaqueline Miranda Pinto; Jean Nicolas Guerreiro Dias; Luis Roberval Bortoluzzi; Castro Micheli Bordoli Amestoy; Rodrigo Couto Corrêa da Silva.. (Org.). I Encontro Regional de Ensino de Ciências : Perspectivas, metodologias e novas tecnologias. 01ed. Bagé: EdUnipampa, 2017, v. 01, p. 214-219. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; GUERRA, L. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA E A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE EVOLUÇÃO. In: Amanda Bellettini Munari ;Carina Girelli ; Marina Constante Pereira ; Samira Leila Baldin.. (Org.). Anais da VII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia: Da formação à prática no Ensino de Ciências e Biologia: desafios a superar. 01ed.Criciúma ? SC: EdiUNESC, 2015, v. 02, p. 811-823. Link

GUERRA, L. ; RIGO, J. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O QUE SABEM OS FUTUROS BIÓLOGOS SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS ?. In: Amanda Bellettini Munari;Carina Girelli ; Marina Constante Pereira ; Samira Leila Baldin .. (Org.). Anais da VII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia :da formação à prática no Ensino de Ciências e Biologia: desafios a superar. 01ed.Criciúma- SC: EdiUNESC, 2015, v. 03, p. 960-969. Link

 

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO; LUNARDI, LARISSA ; CORDEIRO, T. L. . Desenvolvimento profissional docente por meio dos Ciclos formativos de professores online: o que aprendemos com a pandemia?. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 17, p. 1-18, 2023. Link

SANTOS, L. S. ; PEREIRA, D. N. ; LUNARDI, L. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . Racialidade, ensino e pesquisa”: uma análise das percepções dos docentes sobre as políticas públicas no Ensino Superior. Revista Insignare Scientia, v. 6, p. 194-214, 2023. Link

LUNARDI, LARISSA ; MARQUES, KEICIANE CANABARRO DREHMER ; SCHETINGER, MARIA ROSA CHITOLINA . Ensino de evolução biológica e formação docente:.uma análise dos trabalhos publicados no ENPEC e no ENEBIO. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 16, p. 1468-1490, 2023. Link

SENNA, VIVIANE DE ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO . Percepções de acadêmicos e professores quanto ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e37711125111-9, 2022. Link

DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO; SECRETTI, ELISANGELA ; LUNARDI, LARISSA . Análise da qualidade da água: implementação de uma Sequência Didática Investigativa. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 18, p. 241-259, 2022. Link

DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO; SAUERWEIN, INÉS PRIETO SCHMIDT . Abordagens Interdisciplinares na formação inicial de professores das Ciências da Natureza e da Matemática: desafios enfrentados. Investigações em Ensino de Ciências (ONLINE), v. 27, p. 459-477, 2022. Link

PERSICH, G. D. O. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . A voz de estudantes do ensino médio sobre ensino por investigação, contextualização e interdisciplinaridade. Vitruvian cogitationes, v. 3, p. 56, 2022. Link

SHAW, G. S. L. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . Formação interdisciplinar no Programa de Residência Pedagógica: um estudo de caso. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR, v. 8, p. 749-764, 2022. Link

PERSICH, G. D. O. ; DREHMER, K. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . As potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa à luz das políticas curriculares para o Ensino Médio. Remea-Revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental, v. 39, p. 146-165, 2022. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; SAUERWEIN, I. P. S. . Caracterização de planejamentos didáticos quanto à interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências da Natureza e de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-22, 2022. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; SAUERWEIN, I. P. S. Characterization of didactic planning regarding interdisciplinarity in the initial training of teachers of Natural and Mathematical Sciences. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-22, 2022. Link

Marques, José Francisco Zavaglia ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO ; KLEIN, SABRINA GABRIELA ; PEREIRA, DIULIANA NADALON ; SILVA, JOSIANE MARQUES DA ; OLIVEIRA, NATIÉLE MEDINA ; GRAFFUNDER, KARINE GEHRKE . Processos formativos online em tempos de pandemia: Promoção de diálogos sobre educação e ensino. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e55310414415, 2021. Link

BRITES, B. R. ; FROHLICH, A. C. ; NEVES, A. L. K. ; STEFANELLO, A. P. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . Uso do KAHOOT! em um projeto interdisciplinar na área das ciências da natureza e matemática: uma experiência na formação inicial de professores. Revista Querubim (Online), v. 3, p. 12-21, 2021. Link

MARQUES, J. F. Z. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; TERRA, U. T. . Sequência Didática no Ensino de Química: um estudo de situação-problema sobre contaminação da água. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 15, p. 1-21, 2021. Link

MARQUES, KEICIANE CANABARRO DREHMER. Licenciatura em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: mapeamento da produção científica em dissertações e teses. Revista Prática Docente, v. 6, p. e068-20, 2021. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; MARQUES, J. F. Z. ; SCHNEIDER, D. R. ; ENCARNACAO, R. O. ; ZANCAN, S. ; MULLER, L. . Capacitação em Tecnologias Digitais para Educação: uma ação de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial na UFSM. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 19, p. 94-104, 2021. Link

COSTA, CAMILO ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO ; LUZ, JESSICA MORALES OVIEDO DA ; TOLENTINO-NETO, LUIZ CALDEIRA BRANT DE . Formação docente e extensão universitária: experiências compartilhadas por meio do projeto “Toda cidade ensina”. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 17, p. 149-165, 2021. Link

MARQUES, JOSÉ FRANCISCO ZAVAGLIA MARQUES ; CANABARRO DREHMER MARQUES, KEICIANE ; VANTOIR, ROBERTO BRANCHER . Sequência Didática sobre qualidade do ar: possibilidades para o Ensino de Química contextualizado. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 13, p. 1-25, 2020. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; SAUERWEIN, I. P. S.  Interdisciplinaridade na Formação Inicial de professores da área das Ciências da Natureza e Matemática: um estudo em periódicos A1 e A2. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 11, p. 329-362, 2020. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; ESPINDOLA, I. S. ; SAUERWEIN, I. P. S. . Teias interdisciplinares: a infindável construção dos fios da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 379-398, 2020. Link

MARQUES, J. F. Z. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . A elaboração de infográficos sobre mineração: em busca de um Ensino de Química contextualizado. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 1-20, 2019. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BRANCHER, V. R. . Dos saberes disciplinares aos saberes pedagógicos: desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 9, p. 122-138, 2019. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; SANTOS, L. S. ; TOLENTINO NETO, L. C. B. . Avaliação da Participação de professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas. EAD EM FOCO, v. 8, p. 01-12, 2018. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; ESPINDOLA, I. S. ; SAUERWEIN, I. P. S. . A utilização do Moodle e Facebook em um projeto interdisciplinar na formação inicial de professores das Ciências da Natureza e Matemática. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, p. 01, 2018. Link

MARQUES, J. F. Z. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; PERSICH, G. D. O. . Educação ambiental aliada ao Ensino de Química: descartes de resíduos eletrônicos. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 23, p. 307-321, 2018. Link

DREHMER-MARQUES, K. C. Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 1-12, 2018. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . A inserção das Tecnologias Digitais de informação e Comunicação (TDIC) em curso de formação continuada a distância para professores de Biologia. Revista Tecnologias na Educação, v. 19, p. 1-12, 2017. Link

DREHMER-MARQUES, K. C.; PERSICH, G. D. O. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Compartilhando experiências: construção de um curso de formação continuada para professores de Biologia por meio da Educação a Distância. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 1334-1345, 2016. Link

PERSICH, G. D. O. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; SA, R. F.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Ensino de Ciências por investigação: possibilidades do projeto investigativo interdisciplinar Conexão Delta na Educação Básica. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 4126-4137, 2016. Link